ADORAÇÃO x TRADIÇÃO

Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém. E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes. – Mc 7:1-13

A Bíblia nos ensina a importância da adoração Jo 4:24 > Deus é espírito e importa que os verdadeiros adoradores O adorem em espírito e em verdade.
O fato de estarmos sempre na igreja pode fazer com que fiquemos “acostumados” com uma vida cristã, acostumados com uma vida de adoração. ISTO É FALSO!
COMO DIZ UMA LETRA DE MÚSICA DO KEITH GREEN:

“Ir à igreja não faz de você um cristão, como ir ao McDonalds não faz de você um hamburguer!”

Portanto, é hora de parar de brincar de igreja e começarmos a ser Igreja!

Conseqüências de uma vida religiosa (Mc 7:6-13)

  • Culto de lábios (v. 6) > temos que parar de ter uma vida dupla. Tenho visto vários testemunhos de pastores e líderes que tem uma vida dupla e depois ficam escravizados pelo peso da acusação e do acusador.
  • Coração distante (v. 6) > você está aqui, mas seu coração está longe!

HIPÓCRITAS
Palavra que vem do teatro grego, 500 a.C. Hipócrita significa ator ou atriz, e é um termo de origem grega.
6Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Jesus condenou a hipocrisia!

  • Culto vão (v.7)

7E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Ensinos humanos. O que é que os homens estão ensinando hoje ?
Ao ligar a TV, o que você vê ?
Alguns anos atrás li uma reportagem da VEJA SP: Profissão Pastor.
Pastores milionários!
Será que somos verdadeiros adoradores ?

Mt 6:24 > Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

8Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens

• Ensino de homens
• Abandono dos mandamentos (v. 8)
• Rejeição dos mandamentos (v. 9)

9E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.

A tradição está intimamente ligada à religiosidade. Praticamete cresci num lar evangélico, fui batizado com 13 anos e sei que não basta sermos filhos ou netos de cristãos. TODOS tem que ter sua própria experiência. Afinal de contas Deus não tem netos, mas filhos!

• Invalidação da Palavra (v.13)
13invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.

Portanto queridos, devemos não somente cantar músicas cristãs, termos um vocabulário “crentes”, mas devemos buscar nossa própria experiência e intimidade com nosso Pai. Aí sim seremos verdadeiros adoradores !

Pr. Nelson A Dall’Oca
Ministério Louvai

Leave a Reply

Your email address will not be published.